Nos tempos atuais, todas as clínicas, desde as mais novas até as já bem estabelecidas, precisam de marketing médico.
O marketing médico pode fazer uma clínica crescer exponencialmente. Uma boa divulgação também pode tornar seu nome conhecido em toda sua região alvo.
Contudo, como todo tipo de propaganda, o marketing médico possui limitações legais para seguir. Veja quais são.
Marketing médico ilegal
O responsável por normatizar e fiscalizar a prática da medicina no Brasil é o CFM (Conselho Federal de Medicina).
Ele define algumas regras claras que devem ser seguidas no marketing dessa área, cujas principais falamos abaixo.
Selfies com pacientes
As selfies são uma mania das redes sociais, as pessoas tiram uma sempre quando podem, seja com a comida no almoço, com os amigos na rua, em uma viagem ou mesmo na sala de aula.
Contudo, selfie e consultórios não combinam, até porque muitos procedimentos podem causar constrangimentos no paciente.
Imagine um paciente que está sob efeito de anestesia, de algum medicamento ou procedimento: ele não está em seu juízo perfeito, então, seria fácil convencê-lo a tirar uma selfie para postar nas redes sociais. Desse modo, é proibido um médico fazer esse tipo de propaganda problemática.
Preços apelativos
Divulgar preço sempre foi um tabu na medicina. Então, esse tema é bastante sensível no meio.
Antes da lei n° 2.226/2019, era permitida somente a divulgação interna de valores, ou seja, dentro de uma clínica.
Agora, com a nova lei, os preços de exames, consultas e procedimentos podem sim ser divulgados, contudo, não de forma sensacionalista e apelativa, como dizer “cobrimos qualquer orçamento” ou ” menor preço da região”.
Além disso, durante uma entrevista, é proibido divulgar preços, já que elas possuem caráter meramente informativo.
Promessas de resultados garantidos
É comum vermos por aí promessas de investimentos com lucro garantido ou produtos que fazem milagres na pele na primeira semana de uso.
Para o marketing médico, é proibido fazer promessas nos anúncios. Isso porque todo tipo de procedimento tem seus riscos, nada é tão simples para que um médico possa garantir 100%.
Induzir as pessoas a fazerem determinado procedimento sem elas saberem dos seus reais riscos é um ato criminoso.
Fiscalização do marketing médico
As normas de marketing médico são fiscalizadas por conselhos regionais que investigam condutas ilegais e violações.
Quando identificadas, estas ações são passíveis de advertências, multas e até suspensão de licença (dependendo da gravidade da situação).
Práticas permitidas de marketing médico
As ações corretas de marketing médico são aquelas permitidas pelo CFP e promovem a livre concorrência e conscientizam as pessoas sobre cuidados com a saúde.
Em vista disso, podemos tomar as atitudes a seguir no marketing médico:
Marketing médico nas redes sociais: pode
Oferecer um atendimento de qualidade com um atendimento de ponta é algo totalmente legal que produz resultados muito positivos no marketing médico.
As pessoas, muitas vezes, possuem dúvidas acerca de exames, procedimentos, consultas, etc. Com essa demanda, você pode deixar pessoas responsáveis pelas suas redes sociais, a fim de que seus pacientes sejam respondidos o mais rápido possível com toda atenção e carinho.
Não subestime o valor de um atendimento de qualidade, pois ele pode garantir marketing gratuito para você, além de fidelizar mais seus clientes.
Pessoas que são mal atendidas fazem questão de fazer comentários negativos nas redes sociais, assim como pessoas bem atendidas fazem questão de elogiar seu trabalho.
Criar material informativo e explicativo
O grande chamariz do marketing médico, sem dúvida, é o conteúdo informativo nas áreas em que você é especialista.
Então, em suas redes sociais, se foque em fazer posts explicando procedimentos, métodos para se cuidar, como funcionam doenças e problemas de saúde, etc.
Mantenha uma linguagem de acordo com o público que você quer atingir, mas, de preferência, seja o mais explicativo possível para beneficiar o máximo possível de pessoas.
Conceder entrevistas
Além de postagens, conceder entrevistas é um ótimo meio para garantir que as pessoas o vejam como um especialista confiável na sua área. Você sabia disso?
E, principalmente quando falamos da saúde das pessoas, confiança é fundamental. Então, sempre busque parecer seguro nas suas palavras.
Continue sempre acompanhando o blog do Bric para ter acesso a mais conteúdos interessantes como este!